Estratégia pode impulsionar, e muito, os resultados da sua empresa

Ano novo, estratégias novas, certo? Se 2017 não foi um ano bom para sua empresa, este é o momento de analisar os erros e trazer novas soluções para o seu negócio. E se os últimos 12 meses foram bons, ainda assim você deve pensar em como otimizar suas técnicas para garantir que o próximo seja tão bom ou melhor.

E é bem provável que entre as suas metas para 2018 estejam: trazer novos clientes para sua empresa, fidelizar aqueles que já possui e converter as pessoas que já conhecem sua marca em compradores, certo? Bem, existe uma área que pode ajudar sua empresa em todos esses aspectos: o marketing de conteúdo.

Ele se baseia em nutrir o público com conteúdo de qualidade, seja em texto, vídeo ou áudio, por exemplo, de forma a educá-lo, criar um relacionamento e dar a ele todas as informações necessárias para que deixe de ser um desconhecido e se torne um consumidor fiel.

E para te provar que isso é realmente possível, separamos as mais impressionantes e recentes estatísticas sobre marketing de conteúdo que vão te fazer apostar nessa estratégia já. Confira!

 

Blogs geram mais tráfego e leads para o seu site

Ter um blog relacionado ao seu site corporativo ou e-commerce é uma sacada de mestre para quem quer aumentar o tráfego, mas é preciso ter uma boa oferta de conteúdo para o consumidor e, claro, produzir materiais com qualidade.

Prova disso é que uma pesquisa do Hubspot demonstrou que empresas que publicam pelo menos 16 posts por mês têm 3,5 vezes mais tráfego do que aquelas que postam, no máximo, 4 publicações.

As companhias que publicam 16 posts ou mais também são capazes de gerar 4,5 mais leads do que aqueles que fazem entre nenhum e 4 posts.

Por que tudo isso é importante? Ora, considerando que o seu blog é destinado a gerar conteúdo que interesse ao público e esteja relacionado ao seu mercado e produtos, ter um bom volume de tráfego significa possuir uma audiência que pode estar caminhando para se tornar consumidora.

Além disso, os leads, pessoas que demonstraram interesse claro no que você tem para oferecer por meio de um cadastro, são essenciais para qualquer negócio. Isso porque ter as informações de contato de um lead quer dizer que você pode manter contato com ele até que chegue o momento oportuno para que a sua equipe comercial ofereça um dos seus produtos ou serviços!

Outro ponto interessante: muitas vezes, o contato pode partir, também, do próprio cliente. Informações da Demand Gen Report apontam que 47% dos consumidores só entram em contato com um representante de vendas depois de consumir entre 3 e 5 conteúdos da marca que estão analisando!

Conteúdo te ajuda a se posicionar melhor no Google

Qualquer empresa que tenha um site sonha em estar no topo das páginas de buscas do Google, não é mesmo? O marketing de conteúdo também é uma boa ferramenta para te ajudar com isso.

O Retailing today descobriu que 81% dos consumidores fazem uma pesquisa online antes de realizar uma grande compra, e o ideal, nesse momento de pesquisa, é que sua marca apareça entre os primeiros resultados, certo?

Pois bem, ter conteúdo de qualidade que informa, ajuda e educa o usuário é um dos requisitos mais importantes para que o Google posicione o seu site no topo!

E quem confirma isso são os próprios profissionais de marketing. De acordo com relatório da Ascend2, 72% dos marqueteiros consideram que a produção de conteúdo relevante é a tática mais efetiva para que o seu site seja um dos primeiros no Google.

Marketing de conteúdo é uma prioridade para quem entende do assunto

Não fique achando que produzir conteúdo para sua marca é algo que só as empresas pequenas fazem. A realidade é que o marketing de conteúdo é uma prioridade para os grandes players do mercado e também para os especialistas. E não faltam estatísticas para provar isso.

Segundo o Content Marketing Institute, em média, os marqueteiros alocam 28% de seus orçamentos em marketing de conteúdo, enquanto um relatório do Hubspot apurou que 53% dos profissionais veem a criação de conteúdo para blogs como sua principal prioridade para o desenvolvimento das empresas.

As outras preocupações dos profissionais também incluem amplificar a distribuição do conteúdo (47%), criar conteúdo mais interativo (38%) e produzir conteúdo mais visual (31%). Ou seja: sim, os profissionais de marketing não param de pensar sobre o conteúdo que vão apresentar para os consumidores!

Vídeo também é conteúdo

vídeo tem se destacado como um formato de conteúdo muito interessante para as marcas, e muitas empresas e profissionais já estão ou planejam investir nele o quanto antes.

Fazer marketing de conteúdo tem se provado uma maneira eficiente de transmitir informações para o cliente antes que ele compre um produto. Prova disso é que o Google apurou que quase metade dos usuários de internet procura por vídeos antes de adquirir uma mercadoria.

Como resultado, a renda das empresas que usam vídeos pode crescer até 49% mais rápido do que aquelas que não criam conteúdo nesse tipo de mídia.

O Hubspot entrevistou uma série de empresas e marqueteiros e descobriu que 48% deles deseja investir mais no YouTube, a maior plataforma de conteúdo em vídeo existente hoje, e 46% também querem apostar nos vídeos no Facebook, a rede social com o maior número de contas ativas.

 

Fonte: https://uolhost.uol.com.br/academia/noticias/marketing-digital/2017/12/29/dados-sobre-marketing-de-conteudo-que-vao-te-convencer-a-investir-na-estrategia-em-2018.html#rmcl

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