Em tempos de crise, a solução está na comunicação!

De fato o país passa por diversos processos políticos que deixam a economia completamente retraída e com isso os empresários de todas as classes param seus investimentos esperando uma solução positiva com uma possível troca de governo o que na minha visão, não garante absolutamente nada, mas isto não é motivo para desespero e sim para revisar toda a sua estratégia realizada até os dias de hoje e pensar: “…Se com esta crise toda sua empresa ainda que não saudável está de pé, então você ela tem forças para passar por este cenário negativo…”

Nesses 11 anos a frente da AGP agência, pude presenciar inúmeras situações de clientes, parceiros, fornecedores e até mesmo com a AGP e o que me certifico é que existe solução.

Sim, existe!

Hoje é momento de você juntar os “cacos” e se replanejar, organizar, estrutura, contabilizar e desenvolver ações que possam de fato expor ao mercado com um custo mínimo e com uma máxima abrangência de ação. Isso é possível!

Você pode começar aplicando princípios básicos do marketing que na grande e massacrante maioria das vezes os empresários nem sabem, mas fazem intuitivamente, mas quero te ajudar dando nominação as ferramentas.

1 – ANÁLISE SWOT: Esta ferramenta possibilita você identificar os pontos positivos, negativos, ameaças e oportunidades da sua empresa.

Pontos Negativos: Para aplicar coloque em ordem de gravidade os pontos negativos para que sejam solucionados dentro de suas condições.
Pontos Positivos: Os pontos positivos coloquem em ordem de força e sempre os mantenham ativos e saudáveis, fazendo manutenções.
Ameaças: Crie barreiras, estratégias que possam fazer com que as ameaças sejam enfrentadas e desta forma sendo vencidas, superadas ou no mínimo contornadas.
Oportunidades: Se aplique junto a todos os seus pontos positivos e agarre a cada oportunidade, se organize com seus horários, funções e objetivos, assim as oportunidade serão aproveitadas tornando-as realizadas.

 

2 – 4 Ps: PRODUTO, PREÇO, PRAÇA E PROMOÇÃO: – Acrescente mais um P: PARCERIA

Esta ferramenta é famosa e praticada, mas sem este nome: 4 Ps

Sua função e organizacional para um mix de ações que contribuirão para a venda dos eu serviço ou produto.

Como eu disse em alguma linha a cima, a maioria dos empresários não praticam, não usam essas ferramentas, desta forma você já sai muito, mas muito na frente dos seus concorrentes que apenas acreditam que o nome da empresa, o tempo de mercado e por ter amizade com seus clientes garantam vendas e contrato mantidos. Isso não é verdade! – Existem casos, mas na hora do interesse comercial entre a amizade e o negócio, o negócio ficará a frente e deve ficar. Se a amizade for boa, será mantida e entendida.

Produto: Faça o eu produto ser qualitativo e necessário, acredito que pra isso a análise swot tenha sido executada.
Preço: Refaça todos os seus cálculos com os custos existentes e formule o seu melhor preço sendo competitivo e tabele com vigência.
Praça: Identifique onde seu produto possui venda, onde é aceito e se faz forte.
Promoção: Crie estratégias para a venda composta, agregada ou por tipo de público.

Parceria: Este P adicional pode fazer uma diferença nos seus objetivos mensais, pois ter parceiros que te indiquem ou componham as vendas deles com os seus produtos lhe garantem resultados que estão fora dos 4 Ps.

Não quero ser cansativo, mas acredito que desta forma pontual e processual você pode alinhar melhor a sua empresa neste período de crise, incertezas políticas e econômicas.

A Comunicação é a base da venda, pois sem se comunicar e esperar tudo passar será um processo muito desgastante, pois não verá atitude, ação em buscar mercado, apresentar, expor ou gritar seu produto para que todos possam ouvir.

Em tempos de crise, a solução mais uma vez está na comunicação!

Se quiser saber mais, entre em contato com nossa agência e podemos te auxiliar através de um plano de negócios e ações de marketing.

AGP agência
Vivendo Ideias!!

Por Adriano Gomes Pereira
Diretor Geral

 

 

 

 

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