Sobre marketing digital e suas ferramentas

 

No dia 08 de dezembro de 2017, a equipe da AGP participou do Workshop Imersão em Marketing Digital, mais um novo serviço da agência que oferecerá a criação de estratégias de campanhas para as ferramentas do marketing digital.

O marketing digital surgiu em 1990, com o início da Internet. Mas, antigamente não havia interação do usuário com as páginas da web, ou seja, as pessoas só acessavam o conteúdo de maneira passiva e por meio de um sistema de busca simples.

Foi apenas nos anos 2000 que o termo marketing digital ficou mais conhecido, principalmente, para os donos de negócios e agências de marketing.

Atualmente, muitas pessoas usam a internet como a primeira forma de buscar alguma informação ou comprar algum produto. E com este aumento do número de usuários que utilizam a rede, muitas empresas precisam investir em marketing digital para acompanhar seus clientes ou até mesmo conquistar novos públicos.

O marketing digital é um conjunto de estratégias e ações criadas para a empresa com o objetivo de divulgar a marca, atrair novos negócios, promover produtos e criar relacionamentos com clientes. Este método também permite uma análise em tempo real dos resultados.

Dentre as principais estratégias do marketing digital estão o e-mail marketing, as redes sociais, o marketing de conteúdo, o SEM, SEO e os links patrocinados.

 

Ferramentas do Marketing Digital

 

E-mail Marketing

Este canal tem o objetivo de enviar o conteúdo para as pessoas certas, na hora certa. A partir de uma lista de contatos, a empresa poderá aumentar a relevância de sua marca com conteúdos para manter um relacionamento constante com as pessoas que fazem parte do seu mailing.

 

Redes Sociais

Hoje em dia, muitas empresas utilizam as redes sociais para promover conteúdo e se relacionar com os seguidores. As ferramentas mais utilizadas para as redes sociais em relação ao marketing digital é o Facebook ADS e Instagram ADS. São plataformas de anúncios que precisam de um investimento para gerar engajamento e reconhecimento da marca.

 

Marketing de Conteúdo

O objetivo do marketing de conteúdo para as empresas é atrair os clientes e possíveis consumidores, por meio de conteúdos relevantes e interessantes criando assim, uma imagem positiva da marca. Os principais canais utilizados nesta ferramenta são os blogs, redes sociais, sites de vídeos e o e-mail marketing (e-books, Newsletters).

 

SEM (Search Engine Marketing)

São ações criadas para o marketing de busca, por meio do SEO (Search Engine Optimization) e de links patrocinados com objetivo de alavancar um negócio (seja ele virtual ou físico).

 

SEO (Search Engine Optimization)

É uma estratégia de marketing orgânica, ou seja, não paga que envolve a criação de um conteúdo relevante para atrair usuários até uma página de destino. Um dos fatores que contribui para uma página/site ter relevância e bom posicionamento na busca (do Google) é o Índice de Qualidade.

Um dos principais fatores para se obter um bom Índice de Qualidade são as palavras-chave, a qualidade do site (carregamento das páginas, layout agradável e responsivo), conteúdos relevantes e o tráfego.

 

Links patrocinados

São anúncios criados por meio de uma ferramenta de mídia paga. Eles aparecem na busca do Google, sites específicos e de vídeos, aplicativos e no Gmail.

Uma das principais plataformas para a criação destes anúncios é o Google Adwords, onde a cobrança é feita por cliques, por conversões ou impressões. Quando o usuário faz uma pesquisa pela palavra-chave anunciada é realizado um leilão, de acordo com o valor máximo que o anunciante estará disposto a pagar e aos outros fatores como a concorrência e a relevância do termo.

 

Quer saber como investir e ajudar sua empresa a alavancar as vendas ou divulgar sua marca na internet? Entre em contato e esclareça suas dúvidas!

 

 

Lucianna Parreira

Jornalista e Responsável pelas Mídias Sociais

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